HomeTEXTOS POR QUE FAZER TERAPIA ONLINE?

A Terapia Online foi regulamentada no Brasil em 12/11/2018, através da Resolução CFP 011/2018.

Terapia online, é uma terapia não presencial, mediada por computador, tablet ou similar. Acontece quando o psicólogo utiliza uma ferramenta digital para realizar a sessão com o seu cliente, seja recorrendo a recursos de texto, vídeo e/ou voz.

Hoje, os psicólogos que realizam terapia online no Brasil costumam utilizar aplicativos como o WhatsApp para conversar com seus clientes, podendo enviar mensagens de texto ou de áudio. Além disso, recorrem a ferramentas como o Skype ou o Google Hangouts para manter sessões de vídeo, um recurso bastante importante para esse tipo de acompanhamento.

A grande vantagem é que todos esses recursos são gratuitos, e não implicam qualquer custo extra a quem decide optar pela terapia online.

A terapia online é uma forma de apoio psicológico. Assim como a terapia presencial, serve para:

– ajudar o cliente a lidar com alguma situação de mal-estar psicológico;
– controlar sintomas relacionados a problemas já diagnosticados;
– encontrar respostas para indecisões profissionais ou tratar da recolocação no mercado de trabalho;
– realizar testes psicológicos;
– conhecer as causas de determinados problemas ou comportamentos;
– ampliar o autoconhecimento;
– trabalhar mudanças de atitude que serão possíveis ao expandir a perspectiva que se tem sobre si mesmo, e ao descobrir quais são os recursos necessários para consolidar os avanços no dia a dia.

A terapia online é eficiente?

É provável que este seja um dos pontos que mais divida a categoria profissional. Os psicólogos que estão acostumados a trabalhar com a terapia online a defendem como um recurso eficiente e capaz de oferecer soluções de qualidade aos clientes.

Para eles, a distância não pesaria negativamente na qualidade do acompanhamento terapêutico, já que uma sessão de vídeo, por exemplo, seria capaz de oferecer todo o conteúdo verbal e não verbal que as terapias presenciais disponibilizam por essência.

Além disso, muitos profissionais defendem que é importante entender que há toda uma geração de pessoas que está acostumada a manter suas relações (sociais, profissionais e familiares) permeadas pela tecnologia, sendo vital que o psicólogo esteja preparado para entender esse comportamento, dar uma resposta contundente, marcando sua presença também nessa esfera.

O que não pode ser feito na terapia online?

O preceito básico para que o atendimento funcione é agendar uma sessão e estar disponível para realizá-la conforme o combinado. É importante que cliente e psicólogo combinem as condições básicas da sessão (duração, recursos que serão utilizados, periodicidade) e sejam capazes de cumpri-los.

Outros pontos que devem ser acordados é o que será feito em caso de atrasos, ou de necessidade de prolongar a sessão.

O psicólogo tem a obrigação de assegurar a privacidade do atendimento e o sigilo das informações trocadas durante a sessão de terapia online. Os preceitos éticos que regem esse tipo de sessão não se diferem em nada das psicoterapias presenciais.

Se como cliente você se sentir lesado com o serviço oferecido pelo profissional, o primeiro passo é conversar com o psicólogo, para expor qualquer incômodo e esclarecer possíveis falhas de comunicação. Em casos mais sérios ou difíceis de resolver, sempre é possível recorrer ao Conselho Federal de Psicologia.

A terapia online pode ser feita de qualquer lugar?

O cliente que deseja começar com uma terapia online deve entender que o entorno é, sim, importante para o bom andamento do atendimento. Escolher um lugar tranquilo e assegurar um bom acesso à Internet são fundamentais.

Além disso, é indispensável estar em um local no qual não será interrompido durante a terapia, seja por colegas de trabalho, por integrantes da família ou por desconhecidos.

O sigilo da terapia online está garantido?

“É dever da(o) psicóloga(o) respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, dos grupos ou das organizações a que tenha acesso no exercício profissional.”

Obviamente quando se trata de Internet e novas tecnologias, a segurança e a proteção dos dados sempre são uma questão importante, e que precisa ser constantemente trabalhada. Alguns especialistas defendem que o ideal seria usar um entorno seguro, totalmente concebido para a troca de informações do setor de saúde.

Na prática, não é isso que acontece no Brasil e no mundo. Skype e WhatsApp continuam sendo as ferramentas mais utilizadas. Vale lembrar que, recentemente, o aplicativo WhatsApp fez uma atualização no seu sistema para que toda a comunicação realizada através do app seja 100% encriptada, tanto em casos de áudio ou texto.

Isso significa mais segurança a todos usuários, inclusive para os que utilizam o aplicativo para realizar terapias online. Apesar de não ser muito comum, também é possível encontrar alguns sites com sistema de videoconferência próprio, que, se cumpridas as regras de encriptação e proteção de dados, também se conformam como um entorno seguro para realizar esse tipo de acompanhamento psicológico.

Quais as principais vantagens da terapia online?

Para muitos, a flexibilidade é o ponto mais destacável. Fica muito mais fácil compatibilizar as agendas de cliente e psicólogo podendo realizar a terapia online de praticamente qualquer lugar, inclusive estando de férias ou em viagem a negócios. Além disso, é possível ter uma resposta bastante mais imediata caso necessite de um atendimento de urgência, fora da periodicidade habitual.

Há quem diga que o anonimato é a grande vantagem, um anonimato não em relação ao psicólogo, mas ao olhar do outro. Poder driblar o incômodo de se deslocar ao consultório psicológico e ser visto, ainda é um fator crucial para muita gente, especialmente se é a primeira vez que recorre a uma psicoterapia. A importância que damos à saúde mental vem avançando no Brasil e no mundo, mas ir ao psicólogo ainda é tabu para muita gente.

Também é possível achar os que defendem a terapia online como uma forma de comunicação mais livre e fluida. Por serem muito tímidos, acabam vendo o atendimento presencial com algo que complica o andamento das sessões, especialmente quando não há um histórico prévio entre psicólogo e cliente.

Fonte: https://www.getdivan.com/pt_br/terapia-online-tudo-o-que-voce-precisa-saber/

https://i1.wp.com/psicoviva.com.br/wp-content/uploads/2018/12/banner.jpg?resize=320%2C320

Agende sua primeira consulta

(51) 98914-4101
dassi.work@gmail.com

Atenção

Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.  Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Direitos Autorais de Hammer Consult. Todos os direitos reservados.